Mamono Sweeper — O “Joguito das Minas” com componentes RPG/Estratégia

Num jogo de draga-minas, aquela popular distracção dos sistemas operativos Windows, o vosso objectivo é clicar em todos os quadrados que não têm minas. Para tal, cada quadrado sem mina que tenha sido clicado revela o número de bombas total presente nos 8 quadrados adjacentes (em cima, em baixo, à esquerda, à direita e os 4 diagonais).

Mamono Sweeper é um caso deveras mais complicado.

— que medo! —

Comecemos por encarar esta obra seguindo estas regras:

  • Um cavaleiro — tu — cujo objectivo é matar todos os monstros;
  • O cavaleiro tem 10 pontos de vida;
  • É, de início, atribuído ao cavaleiro o “nível de poder” 1;
  • Por cada monstro eliminado, o cavaleiro ganha experiência;
  • Quando se atinge um determinado valor de experiência, o cavaleiro sobre um nível;
  • O jogo termina quando o cavaleiro fica com a sua vida reduzida a zero ou quando todos os monstros forem eliminados.  Naturalmente, no primeiro caso será uma vitória, e no outro… adeus, cavaleiro!

Alguns veteranos na área dos videojogos já terão constatado as semelhanças existentes entre este jogo e um RPG. No entanto, as regras, naturalmente, não ficam por aqui:

  • cada quadrado sem monstro revela o total de PODER de todos os monstros existentes nos 8 quadrados adjacentes;
  • o poder dos monstros está compreendido entre 1 e 5, em função da sua cor (azuis são nível 1, vermelhos 2, roxos 3, amarelos 4 e verdes 5;
  • ao se clicar num quadrado com um monstro de poder superior ao nível do cavaleiro, este perde vida, em função do monstro que encontrou.

Portanto Mamono Sweeper não é apenas um jogo de draga-minas onde é necessário clicar nas minas. É preciso prestar atenção e evitar sofrer dano. De constatar que, de início, apenas é possível derrotar monstros nível 1 sem perdas vitais. E, à medida que o nível vai aumentando (graças à experiência obtida pela derrota das criaturas), convém ir procurando monstros mais fortes.

Outro pormenor interessante é o facto dos monstros poderem ser encarados como minas de poder variado. Assim sendo, por exemplo, um quadrado com o valor 8, inclui várias hipóteses (como 8 bestas nível 1, 2 nível 3 e uma nível 2, etc.), pelo que convém realizar o número máximo de jogadas seguras até se atingir o objectivo.

Para terminar esta descrição morosa, convém destacar o facto do jogo ter sofrido algumas actualizações, entre elas a existência de diferentes graus de dificuldade, como o Huge — Enorme –, onde o campo de quadrados é maior, juntamente com a variedade e número de monstros, e o Easy — Fácil –, para os iniciados.

Portanto, em resumo: é um Minesweeper (Draga-Minas), onde as minas são monstros, que têm de ser descobertos e derrotados quando o nosso nível é superior ou igual aos mesmos.

como isto!

O jogo está disponível aqui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s