Isto dos Partidos é tudo uma Palhaçada…

Eu não compreendo como tal evento chegou a notícia… fala-se por aí de um palhaço que conseguiu um lugar no Governo Brasileiro:

Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido pelo seu alter-ego (de palhaço) Tiririca, recebeu mais de 1.3 milhões de votos no estado de São Paulo, no contexto das eleições presidenciais e do congresso do Brasil, distanciando-se assim do segundo classificado com o dobro dos votos.

Como elementos-chave para o sucesso do palhaço, destacaram-se o seu slogan — “Tiririca: Pior do que está, não fica!” — e a promessa de que não faria mais do que garantir revelações sobre o que é realmente efectuado pelos deputados, em período laboral:

“O que faz um deputado? A verdade é que não sei, mas votem em mim e contar-vos-ei!”

Notícia original de Yahoo! News, traduzida e adaptada

A sério que não percebo o motivo por detrás de tamanho alarido em torno disto; sempre me tinham dado a entender que já éramos todos (em Portugal e no Brasil) governados por palhaços! Será que estive errado este tempo todo?

Mas encarando a notícia com outros olhos, qual é a vossa opinião sobre isto tudo? Terá sido Tiririca eleito pela sua aparente inocência como indivíduo não pertencente ao mundo dos oradores de fatinho e gravata? Será isto símbolo de que encaramos este mesmo “mundo ilusório”, predominado por personalidades somente vistas publicamente em períodos eleitorais, como uma fonte de hipocrisia?

Pessoalmente, sempre me tinha dado a entender que nunca compreendera o fundamental sobre o funcionamento dos regimes governamentais. Ao encarar discursos complexos e “intelectuais”, os quais requeriam conhecimentos profundos e dialécticos que não possuía — nem em relatórios médicos testemunhava tanto “palavrão” incompreensível –, dava-me a entender que tudo aquilo poderia ser transmitido de um modo bem mais simplificado, menos encoberto de “Barroquismo Literário”. Até porque o recurso constante a estas tais palavras mágicas apenas é suspeito, sinal de que poderão estar a ocultar algo, na esperança de que ninguém note… eu sei que a solução não há-de ser simples, mas não posso ser um cidadão 100% activo se não me for explicado como este “sistema” realmente funciona.

Será que sou o único a desejar que “as coisas fiquem mais simples”? Tenho trabalhos para fazer, não tenho tempo para ler todos os discursos e opiniões sociais que por aí andam e

*A CONTINUAÇÃO DESTE ARTIGO FOI CENSURADA PELAS FORÇAS DO ALEATÓRIO. COMO MEIO DE PROCURAR COMPENSAR OS LEITORES PELO SEU TEMPO CONSUMIDO A LER TAMANHA NÃO-ALEATORIEDADE, EIS UMA IMAGEM ANIMADA COMPLETAMENTE FORA DE CONTEXTO. MUITO OBRIGADO.

One thought on “Isto dos Partidos é tudo uma Palhaçada…

  1. Urso Pedófilo diz:

    haha owned.
    Eu achava que a política era uma coisa divertida, leio de vez em quando livros importantes das minha aspirações políticas, e por isso, entendo grande parte das teorias políticas que os nossos políticos falam. Mas algumas das vezes esses mesmo políticos não percebem bem o verdadeiro significado das coisas que dizem aplicando-as em situações ridículas. Ex: Um candidato à minha câmera municipal usou mal os termos “Capcioso” e “Kafkiano”. Muitas das vezes atiram palavras complicadas de forma aleatória só para distorcer a verdade ou passar o tempo. O que me tem feito perder interesse pelos debates político…
    Tiririca FTW and i like turltes.

Deixe uma Resposta

