Brincando com a Mente — Efeito de Stroop na casa de banho

O efeito de Stroop está relacionado com o tempo de resposta, atenção e outros aspectos a nível de análise/processamento de informação mentalmente, sendo o caso mais popular em termos de testes ligados a este efeito o famoso caso em que nos deparamos com várias palavras, cada uma delas correspondente ao nome de uma cor mas pintada de uma cor que poderá ser — e geralmente é — diferente, sendo o nosso objectivo mencionar esta última. O pormenor mais interessante consiste no facto do nosso cérebro decifrar mais rapidamente aquilo que lê, ocorrendo uma tendência para dizer aquilo que está escrito e não a verdadeira cor das palavras em causa. Um exemplo de teste de Stroop pode ser visto aqui — requer flash — mas também se pode recorrer a uma imagem simples.

Ou então poderão comprar uma t-shirt ou mesmo papel higiénico!

Para além do teste acima mencionado, o Mind Trainer Loo Roll, que custa cerca de 5 libras — aprox. 6 euros — apresenta ainda Sudoku e problemas matemáticos e aritméticos. Ideal para perder mais tempo que o normal na casa de banho, suponho…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s