iSociedade Aleatória — A culpa é da Tecnologia

Vivemos num mundo perigoso, onde a culpa é sempre nossa, mas nunca é nossa. Seja por causa dos hábitos modernos de determinadas pessoas ou por tendências repugnantes para determinadas gerações, existe sempre algo ou alguém responsável pelos nossos problemas, desde o Heavy Metal à televisão. Afinal de contas, é inerente ao ser humano procurar soluções simples, do ponto de vista lógico, para todos os seus problemas. Em suma, qualquer elemento considerado estranho é tratado qual ceita demoníaca… ou Assembleia de Deus!

Mas a culpa será das armas, ou será dos assassinos?


Relatório 1 — Afinal os telemóveis fazem … fazem…


— este relatório não analisou os efeitos nocivos das “radiações telefónicas” sobre produtos orgânicos de consumo imediato —

  • O Assunto:

Um novo estudo conclui que a utilização do telemóvel durante um período alargado de tempo afecta a actividade metabólica do cérebro (…) o metabolismo da glicose acelera cerca de 7 por cento (…)

in Sapo TeK

  • Os Culpados: Os telemóveis;
  • Culpados de quê: segundo o estudo… nada! Sabe-se que ocorrem alterações, mas não se conhece os impactos das mesmas na nossa sanidade fisio-psicológica. Portanto não faz sentido falar de qual é o sentido quando, de facto, o problema ainda não existe sequer!

 


Relatório 2 — Biolência (quase) Doméstica…


— BAIXO FRENTE SOCO! —

  • O Assunto: confrontos nas ruas por razões alheias. E segundo inúmeros relatos (pseudo) psicólogos, inúmeras outras actividades criminais poderão estar associadas aos GTA — sabem que gta é um jogo, mas um jogo NÃO tem de ser GTA, correcto?
    • Os Culpados: os VIDEOJOGOS, pois claro!
    • Culpados de quê: de TUDO! TUDO O QUE É VIOLENTO… isto de acordo com os relatos de Jack Thompson, o equivalente ao Punisher dos Videojogos.

— Advogado Anti-Videojogos é uma profissão tão válida quanto “bandido” —


Relatório 3 — As Internétes fazem mal ao meu dialecto


  • O Assunto: Será o “I Can Has Cheezburger” um candidato a conquistador do mundo? É que se for esse o caso, teremos de ter cautela: ele tem gatos, e estes não são forças a ser subestimadas!
    • Os Culpados: as INTERNÉTES, pois claro!
    • Culpados de quê: humor negro e empobrecimento da cultura literária/ortográfica;

— gatos E mau inglês… digo e repito: para quê esperar por 2012? —



No final, de quem é a culpa?


Só porque a culpa não é de um factor directamente, não tenciono implicar que não devam ser aplicados cuidados. Antes pelo contrário: as ameaças são reais e gradualmente camufladas, sendo exemplo disso os ataques por Likejacking — onde uma pessoa clica num botão “Like/Gostar” à-lá Facebook, é redireccionada para uma página duvidosa mas, consequentemente, é publicado no “perfil Social” da vítima um conjunto endereços maliciosos (mesmo antes deste sair da dita página).

— “IT’S A TRAP!” —

Agora, não há-que redireccionar os nossos problemas e culpas para produtos que, subjugados e classificados em função do seu conteúdo, não passam disso mesmo meros produtos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s