Psicopat…logia Aleatória — Amor e Percepção

— isto não é um tubarão. São agora capazes de encarar esta imagem sem pensar no dito animal? —

A fim de ser útil e interpretável, a perspectiva tem de ser “treinada”. Afinal de contas, os olhos são um instrumento de captação visual que, apesar de nos abrir as portas para o mundo exterior, conta com muitas limitações. A consciencialização do processo percepção-acção é moroso, requerendo treino baseado no paradigma tentativa e erro, e trata-se de uma fase geralmente iniciado na nossa bem esquecida infância. Sem esta fase importante e em constante evolução, comportar-nos-íamos como meninos a jogar Futebol com binóculos!

A origem da motivação

As nossas motivações são, em parte, de origem hormonal, com dopaminas e serotoninas e mais outras -inas a “determinar” o nosso comportamento. Do ponto de vista psicológico, porém, o que será que nos influencia a efectuar determinadas atitudes?

http://www.youtube.com/watch?v=u6XAPnuFjJc

As piores formas de terminar uma relação

Encontrei no blog Madatoms uma tabela deveras interessante sobre as formas mais “encobertas” e infelizes de terminar uma relação com aquela suposta pessoa especial — podem lê-lo aqui.

Gostei particularmente do último, o paradoxo do Destino, onde “romanticamente” se procura redireccionar as culpas para o Universo, onde nos temos de orientar pelos nossos sentimentos… o que soa tudo muito bonito, mas esconde tristes verdades.

Naturalmente, existem sinais típicos de que algo está mal, numa relação…

— … especialmente quando estão envolvidas pseudo-consultas a uma ex-programadora-e-agora-pseudo-psicólogas-praticantes-da-arte-do-nudismo-terapeutico —

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s